quinta-feira, 5 de junho de 2014


    • Vamos colocar dedicatória?
      • Para quem?
    • Vamos incluir agradecimentos?
      • A quem?

    • Vamos colocar índice?
      • Como é mesmo o índice?
      • Para que serve?
    • Qual a seqüência das fábulas?
    • Todas serão ilustradas?
  • Após todas essas decisões iniciar a confecção do livro.
  • E o lançamento do livro precisa ser planejado:
    • Vamos convidar alguém para o lançamento e dia de autógrafos?
      • Quem?
      • E os familiares? E a comunidade?
      • Como serão convidados?
      • Faremos os convites?
      • Como faremos os convites?
    • Como comunicar a direção da escola sobre o “Dia de autógrafos”?
      • Vamos elaborar um ofício para a diretora?
      • Como é a estrutura de um ofício?
      • Vamos escrever coletivamente?
      • Quem vai entregar o ofício?
      • Vamos colocar em envelope?
      • Quem confeccionará o envelope?
    • Em que local será o “Dia de autógrafos”?
      • Na sala de aula?
      • Na área da escola?
    • Como será no dia?
      • Teremos uma equipe de recepção dos convidados?
      • Teremos um lanche especial?
      • E se tivermos o apoio dos comerciantes locais?
      • Seria bom encaminhar um ofício para alguns comerciantes, solicitando apoio e convidando para o dia do lançamento?
      • Quem irá levar os ofícios?
      • Teremos mesa de autógrafos?
      • Como arrumaremos o espaço?
    • Qual o dia e horário?
  • Após todas as decisões, formar as comissões para encaminhar os preparativos.
  • Os conteúdos envolvidos nesse momento do trabalho sãonobres, porque além de promover aprendizagem significativa favorecem a elevação da auto-estima dos alunos.

APÓS ESSAS DECISÕES

    • Distribuir vários livros, selecionados previamente, para que os alunos analisem as capas a partir das seguintes questões:
    • O que encontramos na capa de um livro?
    • Como devemos compor uma capa para nosso livro?
    • Que desenhos devem ser colocados nela?
  • Registrar todas as falas no quadro, inclusive levando os alunos a analisar as diferenças e semelhanças entre as diversas capas que foram distribuídas.
  • Agrupar a turma em trios e distribuir papel para que montem a capa, sumário e apresentação (considerando os combinados que parecerem mais adequados para a produção do livro a partir dos encaminhamentos que forem acontecendo).


Aula 13


A
Acolhendo os alunos

ula 1


- Levar para a sala de aula uma música e fazer a leitura de outra crônica para os alunos.
- Comentar sobre este tipo de textoa crônica.
- Falar sobre os autores mais conhecidos que escrevem crônicas.
- Fazer a chamada do dia.



Envolvendo-se com a leitura


  • Continuação da leitura do livro escolhido.
  • Ler com bastante entusiasmo.
  • Incentivar os comentários dos alunos a partir da releitura de alguns trechos.

Dicas para as atividades do dia






12° Momento:
    • Distribuir livros diversos para que os alunos analisem as capas e contracapas.
    • Analisar com os alunos os elementos que compõem a contracapa de um livro.
    • O professor deve ler as informações contidas em algumas contracapas para os alunos responderem questões do seguinte tipo:
  • O que está escrito na contracapa?
  • Que nomes podemos colocar na contracapa do nosso livro? E por quê?
  • Os nomes dos ilustradores devem constar na capa ou contracapa?

Aula 14


A
Acolhendo os alunos

ula 1


- Levar para a sala de aula uma música e fazer a leitura de outra crônica para os alunos.
- Apresentar várias crônicas de autores conhecidos.
- Fazer a chamada do dia.



Envolvendo-se com a leitura


  • Continuação da leitura do livro escolhido.
  • Ler com bastante entusiasmo.
  • Incentivar os comentários dos alunos a partir da releitura de alguns trechos.

Dicas para as atividades do dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário