- Vamos colocar dedicatória?
- Para quem?
- Vamos incluir agradecimentos?
- Vamos colocar índice?
- Como é mesmo o índice?
- Para que serve?
- Qual a seqüência das fábulas?
- Todas serão ilustradas?
- Após todas essas decisões iniciar a confecção do livro.
- E o lançamento do livro precisa ser planejado:
- Vamos convidar alguém para o lançamento e dia de autógrafos?
- Quem?
- E os familiares? E a comunidade?
- Como serão convidados?
- Faremos os convites?
- Como faremos os convites?
- Como comunicar a direção da escola sobre o “Dia de autógrafos”?
- Vamos elaborar um ofício para a diretora?
- Como é a estrutura de um ofício?
- Vamos escrever coletivamente?
- Quem vai entregar o ofício?
- Vamos colocar em envelope?
- Quem confeccionará o envelope?
- Em que local será o “Dia de autógrafos”?
- Na sala de aula?
- Na área da escola?
- Como será no dia?
- Teremos uma equipe de recepção dos convidados?
- Teremos um lanche especial?
- E se tivermos o apoio dos comerciantes locais?
- Seria bom encaminhar um ofício para alguns comerciantes, solicitando apoio e convidando para o dia do lançamento?
- Quem irá levar os ofícios?
- Teremos mesa de autógrafos?
- Como arrumaremos o espaço?
- Qual o dia e horário?
- Após todas as decisões, formar as comissões para encaminhar os preparativos.
- Os conteúdos envolvidos nesse momento do trabalho são “nobres”, porque além de promover aprendizagem significativa favorecem a elevação da auto-estima dos alunos.
APÓS ESSAS DECISÕES
- Distribuir vários livros, selecionados previamente, para que os alunos analisem as capas a partir das seguintes questões:
- O que encontramos na capa de um livro?
- Como devemos compor uma capa para nosso livro?
- Que desenhos devem ser colocados nela?
- Registrar todas as falas no quadro, inclusive levando os alunos a analisar as diferenças e semelhanças entre as diversas capas que foram distribuídas.
- Agrupar a turma em trios e distribuir papel para que montem a capa, sumário e apresentação (considerando os combinados que parecerem mais adequados para a produção do livro a partir dos encaminhamentos que forem acontecendo).
Aula 13
-
Levar
para
a
sala
de
aula
uma
música
e
fazer
a
leitura
de
outra
crônica
para
os
alunos.
-
Comentar
sobre
este
tipo
de
texto
– a
crônica.
-
Falar
sobre
os
autores
mais
conhecidos
que
escrevem
crônicas.
- Fazer a chamada do dia.
|
|
Envolvendo-se
com
a
leitura
|
Dicas
para as atividades do dia
12°
Momento:
- Distribuir livros diversos para que os alunos analisem as capas e contracapas.
- Analisar com os alunos os elementos que compõem a contracapa de um livro.
- O professor deve ler as informações contidas em algumas contracapas para os alunos responderem questões do seguinte tipo:
- O que está escrito na contracapa?
- Que nomes podemos colocar na contracapa do nosso livro? E por quê?
- Os nomes dos ilustradores devem constar na capa ou contracapa?
Aula 14
-
Levar
para
a
sala
de
aula
uma
música
e
fazer
a
leitura
de
outra
crônica
para
os
alunos.
- Apresentar várias crônicas de
autores conhecidos.
- Fazer a chamada do dia.
|
|
Envolvendo-se
com
a
leitura
|
Dicas
para as atividades do dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário